sexta-feira, 8 de setembro de 2017

6ª PEDALADA DA INDEPENDÊNCIA

Assim como acontece das de o ano de 2012, na manhã do dia sete de setembro os ciclistas dos Amigos do Pedal e demais ciclistas interessados se reuniram para participar do mais tradicional pedal do nosso grupo. A Pedalada da Independência é um pedal diferenciado que atrai sempre um bom número de ciclistas. na sua primeira edição em 2012 contou com a participação de 34 ciclistas e o percurso foi de 54 km, em 2013 participaram 20 ciclistas e o percurso foi de 20 km, em 2014 contamos com a participação de 36 ciclistas e o percurso foi de 51 km, já no ano de 2015 contamos com a participação de 43 ciclistas e o percurso foi de 61 km, no ano de 2016 tivemos a participação de 46 ciclistas e o percurso teve 56,4 km, neste ano de 2017 participaram deste pedal 25 ciclistas e o percurso oficial teve 68,4 km. este pedal é na verdade se tornou um evento do nosso grupo e o mesmo é fruto de uma parceria entre os Amigos do pedal e o Vereador Claudemir Paulino lá do Distrito de Xucuru, que acolheu a nossa ideia, apoiou e apoia de forma integral não só este, mas todos os pedais e eventos que o nosso grupo realize ou participe representando Belo jardim e por isso neste momento quero deixar aqui o meu muito obrigado ao mesmo em nome do grupo e os meus parabéns pela sua postura sempre íntegra. Claudemir, você é um exemplo a ser seguido. Agora vamos aos relatos detalhados de mais esta aventura dos Amigos do pedal, agradecendo desde já a todos que participaram. Segue abaixo o cartaz oficial do pedal. 

CONCENTRAÇÃO
Normalmente o ponto de encontro e também de concentração e saída dos nossos pedais se da na frente do edifício sede da Prefeitura de Belo Jardim, mas devido a interdição da Avenida deputado José Mendonça Bezerra para a realização do desfile cívico em comemoração a Independência d Brasil, nós nos reunimos na Praça Dom Luiz a popular Praça dos CORREIOS. Eu Geovane e o ciclista Amaro na qualidade de líderes do grupo fizemos de um tudo para sairmos no horário pré determinado, mas infelizmente isso não foi possível e acabamos por sair as 07:00, mas ninguém reclamou. Para nossa surpresa e alegria contamos com a chegada de ciclistas das cidades de Caruaru e Tacaimbó o que nos alegrou bastante. Após aquele papo sobre o traçado do pedal e as devidas vistoria nas bikes e equipamentos partimos num clima de muita descontração pelas tuas do Bairro de São Pedro na direção da zona rural.
 
   

 

SAÍDA
Iniciamos o pedal sob uma fina garoa e com a temperatura bem amena. O percurso urbano foi o seguinte; saindo da Praça dos CORREIOS seguimos pela Rua Pedro Firmino, depois pela Praça Padre Cícero, Rua Primeiro de Janeiro, Rua de São Pedro, Praça de São Pedro, Rua Benjamim e Vila da Barragem Nova. 
 
   

 

PEDALANDO PELA ZONA RURAL
Logo no início do pedal pela zona rural ,as precisamente quando nos aproximávamos da barragem do Bitury nos deparamos com um veículo capotado e com u  poste de iluminação pública tombado. Segundo informações que colhemos no local com o pessoal do departamento de Trânsito da prefeitura, eles disseram que aina não tinham maiores detalhes sobre este acidente, mas que o mesmo aconteceu por volta das cinco horas da anhã e que não houve vítima fatal, e que segundo relatos de testemunhas apenas o motorista se encontrava no veículo e sair apenas com pequenas escoriações. Esperamos que o mesmo esteja bem. Após colher stas informações seguimos nosso pedal, desta feita pedalando pelo paredão da Barragem do Bitury e depois seguindo por estradas existentes no seu entorno. 
 
   
   

 
Atenção: O contato do bar é o seguinte: (81) 9 9406-4144.

 

PRIMEIRO INCIDENTE DA TRILHA
Assim que iniciamos o pedal pelo Sítio Mariola (roteiro dos Cachorros) a minga bike (Geovane) enganchou o câmbio traseiro nos raios o que ocasionou o empeno do mesmo, o entortamento de alguns raios, a quebra de uma das roldanas do câmbio e a quebra da gancheira. No momento pensei que o pedal estaria encerrado para mim antes mesmo de ter me aquecido, mas ai lembrei que tinha levado uma gancheira que estava empenada mas que ainda servia e assim pedi para o ciclista Regis que estava a me esperar que seguisse com os demais que eu iria tentar arrumar a minha bike, se tudo corresse bem eu seguiria depois, caso contrário eu encerraria a trilha a partir daquele ponto. Felizmente os reparos que fis deu certo e pude continuar o pedal, só que tive de fazer um roteiro alternativo (por motivo de segurança) e numa velocidade abaixo da ideal. Apesar de tudo não reclamei da situação e tratei de aproveitar a paisagem e a  chuva que foi a minha companheira durante todo o trajeto até Xucuru. 
 
   
   

 

RECEPÇÃO AOS CICLISTAS EM XUCURU
Pessoal inicio os relatos referente a nossa chegada em Xucuru dizendo que os ciclistas que seguiram pelo roteiro pré determinado que foi indo pelo Sítio Palmeira todos chegaram bem e nenhum incidente foi registrado. Eu Geovane devido ao problema com a minha bike optei por fazer o percurso de Serrinha e mesmo com todos os problemas que tive para chegar em Xucuru ainda consegui chegar na frente de sete ciclistas da outra equipe. Vale registrar que o pessoal de Caruaru fez um outro roteiro tendo como guia o ciclista Robby Moreira. Como de costume ao chegar em Xucuru todos nós fomos muito bem recebidos pelo amigo Claudemir que mais uma vez nos ofereceu frutas e suco a vontade e acolheu a todos com muita alegria. Enquanto Aguardávamos a chegada dos ciclistas que haviam ficado para trás resolvemos fazer uma lavagem rapidinha nas nossas bikes para retirar o excesso de areia e também lama.  Logo que os ciclistas retardatários chegaram e lancharam nós seguimos para a chácara de propriedade de Claudemir onde foi servido o almoço, que por sinal estava muito gostoso. Fica aqui os nossos agradecimentos ao amigo Claudemir e a a cozinheira. 
 
   
   


HORA DO RANGO
É verdade que as frutas estavam bem doce, que os bolinhos estão muito gostosos, que os sucos estavam bem geladinhos e saborosos e tudo o mais, só que o que todos estavam esperando era a comida. Depois de muitas ladeiras e de muito esforço todos estavam famintos e assim a hora do almoço foi mais do que esperada. Este ano o almoço voltou a ser na chácara do Claudemir denominada O Caiau de Xucuru. Antes de almoçar o Claudemir nos convidou a plantar um Pé de Canela para marcar este evento e assim foi feito. Depois de fazer a planta da árvore caímos matando no rango que como sempre estava uma delícia e o melhor, tudo na base do 0800. Quem não veio perdeu. 
 
   
   


FATOS E FOTOS DA VOLTA
Pelo roteiro oficial todos iriam pelo Sítio Palmeira e voltariam por Jenipapo de Sanharó, mas como alguns ciclistas tinham compromisso e outros estavam bem desgastados fisicamente então aconteceu de alguns formarem uma equipe e partirem rapidinho seguindo por Serrinha, os demais formaram uma equipe única e seguiram por sanharó, mas vale aqui registrar que quando eu ia chegando em Xucuru me deparei com uma equipe subindo a Serra da Balança que já estavam voltando sem mesmo almoçar. 
 
   

 

RELATOS FINAIS
Para encerrar esta postagem quero aqui agradecer a todos os meus amigos de grupo que se fizeram presentes neste pedal, agradecer também aos ciclistas da Equipe Mutantes MTB e aos ciclistas Robby Moreira de Caruaru, além do ciclista de São Caetano e dos ciclistas de Lajedo por nos prestigiar com sua presença. Destaco aqui a bela figura da bike do ciclista Bodocó, que mais pareceu ser uma pintura, feita devido a chuva fina que caiu. Formou uma figura muito irada, todos gostaram. Destaco também a participação do ciclista de Tacaimbó com sua alegria, garra e sua bike irada. Por último destaco a bela obra de arte que encontramos lá no Caiau que se trata de uma raiz no formato de uma serpente. Bem pessoal encerro os relatos deste belíssimo pedal dizendo que apesar de alguns pequenos contratempos o pedal foi Nota 10 e que todos que participaram gostaram e prometeram se fazer presentes na edição 2018. mais uma vez fica aqui os agradecimentos ao amigo Claudemir e a sua equipe e os parabéns a todos os ciclistas pela conduta durante todo o pedal e que venha 2018. segue abaixo alguns vídeos da trilha. 



CONVITE ESPECIAL
Atenção você que curte um pedal longo com misto de trajeto por estrada de terra e por rodovias. Vem ai a quinta edição do pedal Belo jardim/Poção. Atenção! Sabemos que muitas pessoas ainda não conhecem a cidade de Poção, mas vale aqui deixar bem claro que este não é um pedal para ciclistas iniciantes ou que se encontrem voltando as atividades após algum período de afastamento. Segue abaixo o cartaz oficial do pedal. 



Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Notei que realmente neste ano passaram menos ciclistas por aqui em frente da minha casa, mas a alegria dos que passaram foi a mesma dos anos anterior. Parabéns pessoal por manter viva esta chama, praticando um esporte saudável e sem excluir ninguém.

    ResponderExcluir
  2. Alguém que se sentiu enganado11 de setembro de 2017 às 17:13

    Ao menos este evento de vocês de certo não é? Olha sei que muita gente vai me criticar, mas ainda falando em relação ao evento que vocês fizeram ai no mês passado eu gostaria de dizer que qualquer evento, por menor que seja tem de ser bem planejado caso contrário mancha o nome da instituição que o está realizando e neste caso o nome manchado foi o dos Amigos do Pedal, não importa se os encontros anteriores deram certo ou se vocês irão evitar que os mesmos erros ocorram em eventos futuros, o fato é que neste aconteceram coisas que não podem mais acontecer e que vai afastar muita gente de ir participar e até mesmo pessoas ai do grupo de se envolverem na organização do próximo evento. Uma coisa que ouvi de muitas pessoas e que quero aqui compartilhar é que se arrecadou muito dinheiro e que não se justificou tudo o que ocorreu. Dito isto a minha sugestão para os organizadores é se reunir e buscar junto ao cabeça os valores gastos e quanto ficou em caixa após o evento, assim não ficará dúvidas sobre este assunto e também esclarecer aos demais ciclistas do grupo o que vai ser feito com este dinheiro que com certeza sobrou. Fazer evento dá trabalho, isto é fato, mas fazer evento dá lucro sim senhor em qualquer grupo, então ou voc~es se organizam ou alguém vai estar levando vantagem e queimando o grupo.

    ResponderExcluir