terça-feira, 29 de outubro de 2013

A VIA É DE TODOS VAMOS DIVIDIR EM PAZ

BOA CONVIVÊNCIA - Esta é uma regra de ouro principalmente quando falamos em paz e respeito no trânsito, pois é sabido por todos que o direito seu acaba no momento em que se inicia o do outro e no dia a dia corrido com o trânsito cada vez mais engarrafado muitas vezes chegando a parar por horas ou aprendemos a dividir a via ou todos sairemos perdendo nesta batalha desigual onde na maioria das vezes o ciclista é que sai perdendo. 

Todos tem o seu espaço e todos merecem respeito; motoristas, motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres. A imprudência juntamente com a intolerância e impunidade estão tornando o trânsito brasileiro a cada dia mais perigoso.
 
        Cada um no seu espaço. CORRETO                    Desrespeito ao espaço do outro. ERRADO


REGRAS NO TRÂNSITO – Antes de sair pedalando por aí, procure se informar sobre as regras básicas para circular nas ruas e evitar acidentes. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a pessoa que estiver de bicicleta deve respeitar sinais de trânsito e sinalização, além de circular na mão correta de direção, pois é também um veículo. Ciclistas e pedestres têm preferência sobre os veículos automotores, mas ambos tem de respeitas as regras, ou seja, se existir ciclofaixas ou ciclovias os ciclistas devem dar preferência a transitar por elas, caso não tenha os mesmos devem seguir no mesmo sentido dos carros um pouco a direita, nunca na contra mão, mas não devem pedalar muito próximos ao meio fio. 

Para evitar colisões, o ciclista precisa ter atenção maior em conversões e cruzamentos (locais de maior índice de acidentes). Também precisa sinalizar com as mãos a intenção de realizar alguma manobra e deve evitar ruas muito movimentadas (grandes avenidas ou rodovias). Ciclistas em grupo, por exemplo, têm de trafegar em filas.  Outra pedida é utilizar a bicicleta apenas para pequenas e médias distâncias. 

Os motoristas devem seguir regras para evitar acidentes. A principal delas é manter distância lateral de pelo menos 1,5m da bicicleta, e reduzir a velocidade ao passar pelos ciclistas, respeitando sempre a sinalização das faixas destinadas a eles. Entre ciclistas e pedestres, o pedestre tem a preferência. Lei é Lei e todos devem cumprir.
  
Casa um fazendo a sua parte.


EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA – Algo de muita importância, mas que para muitos ciclistas só necessita ser utilizado quando os mesmo encontrem-se participando de trilhas, competições ou passeios ciclísticos em grupo. Este tipo de pensamento e de atitude deve ser banido. 

Os equipamentos de segurança como o próprio nome já diz foram elaborados para oferecer ao ciclista conforto e sobre tudo segurança e devem ser utilizados no dia a dia, principalmente em cidades grandes onde normalmente o fluxo de veículos é bem maior do que nas cidades pequenas ou interioranas. 
Está comprovado que o capacete, por exemplo, pode diminuir em até 90% o risco de um traumatismo craniano no caso de uma queda. A bike é importante estar equipada com espelho retrovisor esquerdo, buzina, refletores (olhos de gato) dianteiro, traseiro e laterais, considerados equipamentos obrigatórios. O ciclista também deve deixar a bicicleta em bom estado para o uso e com os pneus cheios. 
 



OBEDECENDO A LEI – Pela lei, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias e acostamentos. Quando não houver, devem usar o canto direito da pista, no sentido dos demais veículos, e nunca andar na contramão, considerada uma infração grave de trânsito. O ideal também é que não fique muito colado ao meio-fio, para facilitar a visão dos motoristas, e ficar sempre atento com portas de veículos abrindo. 

Um levantamento feito recentemente pela ONG Mobilize Brasil, que acompanha os dados da mobilidade urbana do país, mostrou quanto espaço as bikes têm nas metrópoles brasileiras.  A soma das estruturas cicloviárias das capitais que possuem vias exclusivas para bicicletas passa longe dos mais de 1.200km que os ciclistas têm à disposição em cidades da Europa como Berlim e Amsterdã, por exemplo.

Segundo a pesquisa, o
Rio de JaneiroDescrição: http://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png é a capital que mais tem vias adequadas para a circulação de bicicletas, com 150km de estrutura cicloviária, seguida por Brasília (140km), Curitiba (127km), Campo Grande (79km), Fortaleza (70km), São Paulo (69,8km), Aracaju (55km), Florianópolis (37km), Belo Horizonte (36km), Recife (28,5km), Salvador (19km), Cuiabá (15km), Porto Alegre (12km) e Goiânia (3km). Esta relação não leva em conta as ciclofaixas de lazer, que funcionam apenas nos domingos e feriados.

Mesmo que chegue aos 300km de ciclovias prometidas até as Olimpíadas de 2016, a malha carioca ainda está bem atrás de outras cidades mundiais, onde este modo de transporte é privilegiado e estimulado há mais tempo, como Berlim (com 750km), Nova York (675km), Amsterdã (400km), Paris (394km) e Copenhague (350km). Na América Latina, a campeã é Bogotá (Colômbia) com 359km de ciclovias.

Em São Paulo, que tem 133,5km de corredores para ciclistas, há quatro tipos de vias: ciclovia (separada fisicamente), ciclofaixa de lazer (apenas domingos e feriados), ciclofaixas definitivas e a ciclorota (criada para incentivar o uso nos bairros). As regras são municipais e variam para cada ciclovia.
Enquanto isso, na Holanda, o governo planeja inovar estimulando a construção de ciclovias com faixas que brilham no escuro e são aquecidas. Esse trabalho tem o objetivo de aumentar em 20% as viagens diárias feitas sobre as bicicletas entre a população do país. 
 



EMPRÉSTIMO DE BIKES -  Esta é uma novidade que veio para ficar. Pioneiro brasileiro no compartilhamento de bicicletas, o projeto Bike Rio começou em outubro de 2011, no Rio de Janeiro. Já são 60 estações, com um total de 600 bikes alugadas por até uma hora e devolvidas em qualquer outra estação. Para pegar outra bicicleta, é preciso esperar um intervalo de 15 minutos. Nos quatro primeiros meses de funcionamento do projeto, 60 mil viagens foram feitas.

Em São Paulo, o sistema Nossa Bike oferece aluguel e estacionamento em 17 estações do metrô. Como no Rio, a primeira hora de utilização da bicicleta é gratuita. Após o período, são cobrados R$ 2 a hora, e a magrela pode ser devolvida em qualquer estação. As bicicletas não podem passar a noite no local.
Um outro sistema é o
Bike Sampa, que dá gratuidade para os primeiros 30 minutos de viagem para os ciclistas cadastrados no site. Caso a bike seja usada por mais do que isso consecutivamente, uma taxa de R$ 5 é cobrada.

Seguindo seus amigos cariocas e paulistas, o BikePoA foi inaugurado em Porto Alegre em setembro de 2012 e atualmente conta com 100 bicicletas em 10 estações, devendo ser expandido para até 400 veículos em 40 pontos da cidade. O passe mensal custa R$ 10 e o diário, R$ 5. O ciclista pode utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, em viagens com duração máxima de uma hora. Após esse tempo, assim como no Rio e em São Paulo, é preciso respeitar um intervalo de 15 minutos para outras viagens.

 



CONSIDERAÇÕES FINAIS - Este ano de 2013 que está prestes a terminar deixou uma dura lição para todos ciclistas brasileiros, a de que é necessário cada vez mais sabermos os nossos direitos e os nossos deveres e assim iniciarmos uma mudança de comportamento e de atitude no trânsito. Faltam poucos dias para o término deste ano, mas não podemos e nem devemos nos esquecer de todos os acidentes envolvendo ciclistas que ocorreram durante todo o decorrer do mesmo, onde muitos ciclistas perderam a visa e outros tantos ficarão com sequelas para o resto de suas vidas devido aos acidentes sofridos, mas não posso aqui ser injusto pondo a culpa de tudo de ruim que ocorreu com os ciclistas aos motoristas ou motociclistas, como vocês puderam acompanhar pelos meios de comunicação, em muitos casos os acidentes foram causados pela imprudência dos ciclistas e por outros fatores externos como má conservação das vias, mal tempo, etc. 

O fato é que cada um de nós enquanto parte integrante do trânsito,  seja na qualidade de condutor de veículos automotivos, seja na qualidade de ciclistas ou mesmo de pedestres temos a necessidade de respeitar cada vez mais as regras de trânsito e o nosso próximo, se desejarmos realmente  que os acidentes com vítimas fatais ou não e principalmente que os atos de violência gratuita venham a diminuir temos de aprender urgentemente a compartilhar a via com educação e gentileza, lembrando sempre que a via é de todos e ao mesmo tempo de ninguém. 

Vários ciclistas perderam a vida e vários outros ficaram paraplégicos ou perderam algum membro por terem se envolvido em algum tipo de acidente de trânsito, mas nesta guerra ninguém leva vantagem pois, o número de motociclistas e também de automobilistas que perderam a vida ou foram prejudicados de alguma maneira por terem se envolvido em algum tipo de acidente ou mesmo por terem se envolvido em discussões também é alto e tudo isto pode e deve ser evitado se cada um de nós fizer a sua parte.



Depende de cada um dar a sua contribuição para acabar com isto.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL BELO JARDIM
Data: 30/10/13
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 19h00m
Saída: 19h30m
Percurso: 22 Km


Lembrando da obrigatoriedade do uso dos equipamentos de segurança.
(Capacete, luvas, óculos, etc.)
Não esquecer também de levar seu reservatório de água, ferramentas e cola e remendos.


CURTAM O NOSSO GRUPO LÁ NO FACE BOOK
https://www.facebook.com/groups/411493418927001/

FRASE DO DIA
Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.
Machado de Assis
Por: Geovane Bezerra

sábado, 26 de outubro de 2013

LUTO 26/10/13

Em virtude do falecimento do Sr. Manoel, pai do amigo Amaro Neto que, faz parte da equipe masculina deste grupo, eu Geovane Bezerra na qualidade de idealizador do grupo decreto Luto Oficial de 48 horas e portanto ficam canceladas todas as atividades do grupo programadas para este final de semana. Contando com a compreensão de todos os nossos ciclistas e também dos admiradores deste blog peço a cada um que orem pela alma do pai do nosso amigo, independente do vosso credo ou religião . A trilha de amanhã que tereia como destino o Poço do Rebolo será realizada mais adiante em uma data a ser combinada entre todos os nossos ciclistas. Fica aqui os votos de pesar a todos os familiares do nosso amigo Amaro Neto pela perda do Sr. Manoel.

Por: Geovane Bezerra

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PEDAL NOTURNO - PASSEIO 23/10/13

Após um bom tempo sem me fazer presente nesta modalidade de pedal ontem eu (Geovane) tive o prazer de poder voltar a pedalar com os meus amigos e ainda por cima com a participação mais do que especial de ciclistas parentes do nosso amigo Irineu Santos e da nossa amiga e pioneira na equipe feminina a ciclista Miriam Santos. Os novos amigos residem em São Paulo e também em Recife e dentro em breve estarão de volta as suas cidades e a dua rotina, mas creio que apesar de não terem tido a oportunidade de curtir uma verdadeira trilha de Mountain Bike   tiveram ao menos uma boa impressão do nosso grupo..

DADOS INICIAIS
Este pedal contou com a participação de 09 ciclistas sedo que 05 eram ciclistas de Belo Jardim e os demais da cidade do Recife e do estado de São Paulo e eram na sua maioria parentes do ciclista Irineu que é esposo da ciclista Miriam. O mesmo ficou de me enviar via face book o nome de todos os ciclistas que pedalaram conosco e que eram da sua família mas não sei por qual motivo até o presente momento estas informações não chegaram até a minha pessoa. Independente disto quero parabenizar a todos que participaram deste belo pedal, principalmente as mulheres, muito bem representadas pelas ciclistas Vanda esposa do ciclista Amaro e pela bela jovem e também ciclista a qual não me recordo o nome, mas que é esposa do sobrinho do Irineu se não me falhe a memória. A saída se deu com um certo atraso, mas nem por isso os participantes se deixaram desanimar.
 
 


Neste momento já nos encontrávamos nas proximidades da barragem do Bitury e mais ou menos na metade do percurso. Para os novatos este é um trecho um pouco difícil devido a subida longa e um pouco íngreme até se chegar ao Bar da Ritinha, mas nada que venha a desanimar um ciclista realmente determinado. Mais adiante paramos no paredão e as margens da Barragem do Bitury para apreciar a vista e averiguar o baixo nível da água. 





Novamente pedalando pela zona urbana tivemos uma breve parada no giradouro do antigo clube ITEC para uma rápida manutenção em uma das bikes, depois voltamos ao pedal normalmente.



As fotos abaixo foram tiradas na frente da guarita de segurança da fabrica de baterias MOURA localizada non Sítio Gavião. Dois dos ciclistas participantes deste passeio trabalham nesta empresa. O percurso total deste passeio é de 22 Km e ao chegarmos a este ponto estamos mais ou menos na metade do mesmo.


Agora já nos encontrávamos no alto da "Ladeira da MAFISA" e vai aqui os meus parabéns a ciclista Vanda, esposa do ciclista Amaro Neto por sua força de vontade e por ter vencido a subida desta ladeira numa boa, sendo assim um exemplo para a outra ciclistas participante e para todas as futuras mulheres que desejem se juntar ao nosso grupo. Parabéns Vanda  e continue assim. Olha ela ai com o maridão todo orgulhoso, mas quero aqui parabenizar também a outra ciclista a qual infelizmente me foge o nome no momento mas que apesar de ser iniciante e de todas as dificuldades conseguiu chegar até o final desta ladeira pedalando cerca de 30% do trajeto. Olha ela ai também sendo recepcionada pelo seu esposo com todo o merecimento. 



Estas fotos foram tiradas as margens da rodovia BR 232  próximo ao acesso principal a cidade. Neste local funciona o Centro de Artesanato Tareco e Mariola que é um ponto turísticos de Belo Jardim.

 


Cansaço faz parte não importa a idade. O jovem ciclista que aparece nesta foto quase que chegou a desmaiar do esforço que fez, mas foi apenas um susto, após alguns minutos de descanso o mesmo se recuperou completamente e prosseguiu numa boa.

O passeio terminou em pizza, mas foi tudo numa boa. Nas fotos abaixo eu não estou porque tive compromisso e não pude me deliciar com estas pizzas, mas os demais ciclistas me mandaram as fotos e eu as estou divulgando com  prazer. Quero aqui  aproveitar a oportunidade e parabenizar mais uma vez a nossa ciclista Miriam pelo casamento e dizer que eu e todos os demais amigos do grupo estamos sentindo muito a sua ausência do pedal, mas que entendemos as suas razões. Segue aqui em nome de todos os seus amigos de pedal, principalmente das ciclistas da nossa equipe feminina os nossos votos de muitas felicidades ao casal. Foi uma pena você não poder se fazer presente neste passeio mas não vão faltar oportunidades. Um abraço.



AGRADECIMENTOS
Eu Geovane quero aqui de público agradecer a todos os ciclistas que não são da nossa cidade mas que aceitaram o nosso convite e se juntaram aos Amigos do Pedal Belo Jardim neste símplex mas gostoso passeio noturno e desde já deixo aqui o convite para que os mesmos numa outra oportunidade voltem a pedalar conosco e que tragam outros amigos com eles. Recifenses ou paulistas não importa, o importante é a vontade de fazer algo diferente e de constituir novas amizades. Seja de Recife, São Paulo ou de qualquer outro lugar do país ou quem sabe até do estrangeiro, sejam todos bem vindos a Belo Jardim e desde já sintam-se convidados a pedalar com os Amigos do Pedal.

FRASE DO DIA
Da vida não levo nada...
Desconhecido
Por: Geovane Bezerra