sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PEDAL NOTURNO COM SEGURANÇA

Para muitos, pedalar a noite é uma necessidade, já devido ao trabalho e outros afazeres fica difícil sobrar algum tempo no período diurno para pedalar. Para outros no entanto, pedalar a noite é antes de tudo um prazer porém, seja por necessidade ou por prazer pedalar a noite exige alguns cuidados a mais por parte do ciclista e é sobre estes cuidados que vamos tratar nesta postagem.

O pedal noturno é uma atividade ciclística muito prazerosa que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e de ambos os sexos sem nenhuma restrição, mas que para ser praticado com segurança faz-se necessário atentar para vários fatores como; trânsito, roupas e acessórios, sinalização da bike, etc. lendo com atenção as dicas abaixo você poderá desfrutar de maneira segura de todos os prazeres que este tipo de pedal proporciona aos seus praticantes.

Dica nº 01 - Torne-se o mais visível possível.
Equipe sua bicicleta com todos os acessórios necessários para torná-la visível (farol, sinaleiras, etc.) e procure usar roupas que possuam partes compostas por tecido refletivo ou colete refletivo. Fazer-se visível aos demais usuários das vias é fundamental para um pedal seguro.



 
Dica nº 02 - Obedeça a sinalização e respeite as leis de trânsito.
Assim como durante o dia, quem pedala a noite deve ficar atento as placas de sinalização de trânsito e as obedecer. Também é necessário respeitar os semáforos e as faixas de pedestres. Lembre-se que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro o ciclista deve pedalar pelo lado direito da via, próximo da guia ou meio fio.

Dica nº 03 - Segurança sempre.
A sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar e para isto é necessário além de estar fazendo uso dos equipamentos destinados a este fim (capacete, luvas, calçado, etc.) evitar riscos desnecessários como; praticar o pedal noturno só, pedalar por vias mal iluminadas e desérticas, pedalar muito próximo do ciclista da frente ou de veículos e desenvolver velocidade de acordo com a via onde se está pedalando.

 Dica 04 - Aprimore sua técnica.
Assim como no Mountain Bike, no DH, no Bicicross e em outras atividades ciclísticas, o pedal noturno exige do praticante alguma técnica de pilotagem para que ele não venha a sofrer ou causar acidentes que normalmente podem ser evitados e para isto além da prática é necessário que a cada pedal o praticante reconheça as suas dificuldades e procure ajuda de ciclistas mais experientes para aprimorar a sua técnica e pedalar de maneira mais segura e prazerosa.

 
 Dica 05 - Respeite sempre os seus limites.
Respeitar os seus limites é algo de extrema importância, seja numa participação em um simples passeio noturno ou em trilhas noturnas. É comum que algumas pessoas acreditem que pelo fato de estar pedalando a noite podem pedalar por longas distâncias e em um ritmo puxado, mesmo sem ter o devido preparo físico para tal. Isto é um erro e deve ser evitado pois, pode vir a causar desde uma fadiga muscular a algo mais sério. O ideal é que a pessoa vá aumentando gradativamente a distância, a velocidade e o grau de dificuldade do pedal, igual como fazemos nos pedais diurnos.

Como todos puderam comprovar, as dicas acima são muito simples e  fáceis de serem postas em prática portanto, na próxima vez que for sair para praticar o seu pedal noturno seja a trabalho ou por diversão procure por em prática o que você leu acima e tenha certeza de que estará pedalando de maneira segura. Por fim fica aqui uma dica pessoal que é de fundamental importância. leve sempre uma garrafa de água um uma mochila de hidratação porque mesmo sem a presença do sol perdemos muito líquido durante o pedal e é necessário repor esta água, então não descuide da sua hidratação.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Domingo Tem
 Data: 01/09/13 - ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 06h00m - Saída: 06h30m.
Percurso: 48Km com poucos trechos técnicos e baixo grau de dificuldade. 
Pedal mediano pode ser feito por iniciantes sem problemas.
  Desde que os mesmos se encontrem em plena atividade e devidamente equipados.

ESTÁ CHEGANDO A HORA
No ano de 2012 contamos com a participação de 36 ciclistas, a maioria do nosso grupo mas também contamos com a participação de ciclistas de Caruaru e de Santa Cruz do Capibaribe. Na qualidade de idealizador deste grupo espero que nesta segunda edição desta pedalada mais ciclistas participem, tornando assim este evento muito mais bonito. Só lembrando a todos os interessados que este pedal conta com o apoio do vereador Claudemir Claudino lá de Xucuru, que sempre nos prestigia e que proporciona uma bela recepção a base de frutas além de um belo almoço. Quero aqui esclarecer a todos os interessados que esta é uma trilha com 60Km de percurso, com trechos técnicos e com subidas e descidas bem íngremes, portanto com um bom grau de dificuldade, desta forma não é indicada para ciclistas iniciantes no Mountain Bike. Também não estaremos contando com carro de apoio, então só participe se tiver certeza de que está em boas condições físicas para isto. Todos são bem vindos a se juntar a nós nesta aventura. Para acessar o nosso grupo no face clique no link abaixo.

FRASE DO DIA
A violência precisa ser superada. Para isso, impõe-se a coragem de ir à fonte de todas as violências, pondo fim às injustiças sociais.
Dom Helder Câmara

Por: Geovane Bezerra 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

COMO MELHORAR SUA TÉCNICA NO MOUNTAIN BIKE

A prática do Mountain Bike exige do ciclista uma boa dose de dedicação e principalmente muita habilidade técnica para que o mesmo possa vencer os obstáculos da melhor maneira com o menor risco possível, mantendo-se firma e forte sob sua bike. Para aqueles ciclistas migrados do ciclismo urbano e que ainda não dispõem de muita experiência em trilhas o fator equilíbrio é algo bastante complicado no início de sua jornada nesta modalidade.
Sabemos que é necessário um determinado tempo para que as habilidades técnicas sejam devidamente desenvolvidas e este tempo varia de pessoa para pessoa e do tempo dedicado aos treinos, mas para facilitar a sua vida vamos descrever abaixo algumas alternativas que você pode por em prática para agilizar sua técnica.

1º) Procure andar na terra o máximo possível, assim você vai adquirir intimidade com o terreno, os diversos tipos de solo e o relevo, desta maneira você verá que nem tudo é aquele bicho de sete cabeças que você imagina.

2º) Observe e aprenda com os mais experientes. Saber ler o traçado de uma trilha é uma habilidade muito importante e que os bikers experientes fazem muito bem. Um biker experiente sabe identificar com muita presteza os melhores lugares para passar numa trilha e isso é de fundamental importância em determinadas situações, como em decidas em velocidade. Quando estiver pedalando em grupo sempre observe os biker mais experientes e procure seguir o traçado que eles fizerem durante o percurso.

3º) Respeite-se sempre. Submeter-se a situações diferenciadas é de fundamental importância para você desenvolver suas habilidades sobre a bike, mas é necessário se ter em mente que a sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar, assim como a segurança dos seus companheiros. Não queira fazer trilha muito além da sua habilidade só para demonstrar algo para alguém. Lembre-se que tudo tem seu tempo e que para se tornar um biker experiente é necessário além de muita dedicação, muitos treinos para se aprimorar a técnica e isso leva um certo tempo, que deve ser respeitado.

4º) Treinar o equilíbrio é fundamental. Quanto maior for o garu de dificuldade apresentado mas faz-se necessário que o biker se mantenha o mais equilibrado possível sobre a sua bike e para que isto é necessário treinar bastante as técnicas de equilíbrio. Para exercitar o seu equilíbrio faça o seguinte: Com os dois pés nos pedais, pare completamente a bike e veja quanto tempo você consegue ficar equilibrado sobre a mesma sem tocar os pés no chão. Para os iniciantes eu recomendo que se tente este exercício primeiro na grama, só depois é que ele deve partir para a prática no asfalto ou em superfícies com piso mais duro.

5º) Aprimorar a técnica é mais do que necessário e para isto você deve procurar ruas asfaltas e devidamente demarcadas que tenham pouco movimento e tentar pedalar a maior distância possível sobre as linhas que demarcam as pistas. Tente manter os pneus sempre sobre estas linhas. Para um melhor rendimento é necessário que você repita este exercício em diversas velocidades. Para sua segurança é aconselhável estar acompanhado de outra pessoa que possa o auxiliar.

6º) Aprenda a subir nas sarjetas. Saber empinar a roda dianteira da bike é uma habilidade essencial para qualquer ciclista que queira se dedicar a prática do Mountain Bike. Um exercício legal para se desenvolver esta habilidade é o uso da calçada como obstáculo. Aproxime-se lentamente do meio fio e tente, ao mesmo tempo, pedalar e puxar a roda dianteira. O segredo aqui não está na força e sim na coordenação. Levante a roda dianteira e assim que a mesma estiver transpondo o obstáculo, alivie o peso da roda traseira para passar.

Estas são apenas algumas dicas que irão lhe ajudar a desenvolver uma boa técnica de pilotagem e que lhe serão muito útil na prática do Mountain Bike, mas é importante salientar que quando aqui me refiro a ciclista experiente estou me referindo a ciclista realmente comprometido com a boa prática desportiva, que zela pelo respeito aos seus limites e que procura cuidar dos demais companheiros de treino ou de aventuras, dando sempre bons exemplos. Para encerrar esta postagem quero dizer a você que está iniciando no Mountain Bike saiba que está iniciando a prática de um esporte radical e que para se dar bem nesta categoria é muito importante seguir todas as regras de segurança que vão desde os treinos até o uso contínuo e correto dos equipamentos e acessórios de segurança. Agora que você já teve uma noção do que é necessário para uma prática segura, pegue sua bike, procure um amigo ou junte-se a um grupo de amigos e desfrute de todas as emoções que esta modalidade do ciclismo pode lhe oferecer.

CONVITE
Convido a todos os meus amigos e amigas da Internet que prestigia este blog a se tornar mais um seguidor do mesmo. Ter você como seguidor é muito importante para o blog e para os Amigos do Pedal como um todo. Conto com você.
Geovane Bezerra

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Ponto de encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00m - Saída: 19h20m.
Percurso tradicional com 22 Km.

APOIO


FRASE DO DIA
Eu não sei aonde eu to indo, mas sei que eu tô no meu caminho.
Raul Seixas

Por: Geovane Bezerra 

sábado, 24 de agosto de 2013

BICICLETAS ANTIGAS UMA PAIXÃO QUE ESTÁ DANDO LUCRO

A bicicleta ao longo dos tempos foi aos poucos se modernizando, seja no design, nos tipos de materiais utilizados e até nas peças e e acessórios, mas para muita gente a paixão pelas magrelas antigonas não tem preço, são pessoas completamente apaixonadas por bicicletas antigas e isto está criando no país um novo tipo de negócio bastante lucrativo como vocês poderão conferir no vídeo abaixo. 


Agora para você matar a saudade daquelas bicicletas que fizeram parte da infância e da vida de muita gente segue abaixo algumas imagens de bicicletas bem antigas, mas que fizeram e ainda fazem muito sucesso.
Creio que através destas imagens deu para se recordar muita coisa não foi. Então continuem curtindo este blog que em breve estarei disponibilizando uma postagem a respeito da evolução da bicicleta, mostrando os novos e modernos modelos que estão sendo desenvolvidos. Espero que tenham gostado da postagem e conto com os seus comentários.
Geovane Bezerra
VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 06h00m
Saída: 06h30m
 Destino: Ainda não informado

APOIO



FRASE DO DIA
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Chavier
 

Por: Geovane Bezerra