domingo, 28 de julho de 2013

TRILHA CACHOEIRA DA BOA VISTA - 28/07/13

Hoje pela manhã foi realizada mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita tendo destino a Cachoeira da Boa Vista situada no Sítio Boa Sorte. Apenas eu (Geovane) e o ciclista Leonardo participamos deste pedal. Como até ontem as vinte e uma horas não havia nenhuma trilha programada sugeri este destino no face e aguardei o comparecimentos de outros ciclistas, o que não aconteceu. Foi uma ótima trilha com um percurso curto, com pouco grau de dificuldade, mas com muita beleza para ser vista como vocês poderão conferir abaixo.

Fotos no Sítio Barragem Nova.


Fotos no Sítio Taboquinha de Baixo.


Com as últimas chuvas o riacho dos Patos voltou a escoar água para dentro da barragem do Bitury, o que foi motivo de muita comemoração por parte do Leonardo, que agradeceu muito a Deus por esta bênção.


Como não estávamos preocupados com tempo, passamos na casa de uma tia do Leonardo e lá tomamos um gostoso café e jogamos um pouco de conversa fora, depois retomamos o pedal.
Fotos na Vila de Taboquinha.


Neste ponto além da beleza encontramos também sinais de desrespeito a natureza (lixo, jogado ou deixado pelo homem ao visitar este local). Está mais do que na hora do povo acordar para a preservação, afinal informações não faltam pois em inúmeras residências que passamos havia uma parabólica, ou seja, só não se informa e deixa de poluir quem não quer.

Passagem molhada que divide os sítios, Jurema, Cacheado e Bitury.




Fotos na Ledeira do Poço.


A cachoeira da Boa Vista é composta de duas quedas d`água, sendo que a que tiramos as fotos fica na propriedade do Sr. Pedro que é tio do ACS Gugu e a outra fica um pouco mais acima, na propriedade do Tio Nocha que vem a ser tio do Gugu. Existe ainda uma terceira queda d`água bem mais alta e um pouco mais distante que forma a cachoeira Véu de Noiva, mas a chegada até ela é bem complicada, só indo com alguém que conheça o acesso para servir de guia.

Fotos na propriedade do Sr.Pedro.



Não tenho certeza mas creio que o nome desta cachoeira tenha sido dado pelo fato de ao escalarmos o primeiro paredão de pedra vislumbramos uma paisagem muito bela de encher os olhos de qualquer um, sem contar com a beleza em si da própria cachoeira, que aos poucos esta tendo o volume de água aumentando devido as últimas chuvas, mas que ainda fica muito mais bela.

Fotos na Cachoeira da Boa Vista.


















Passamos cerca de uma hora apreciando as belezas do lugar. O Leonardo ainda arriscou um banho nas águas geladas da cachoeira. Eu não quis me arriscar no banho afinal estou doente é isto mesmo doente, para ser mais claro estou me curando ainda de uma virose que me deixou a semana inteira de cama com febre alta, dor de cabeça constante, muita tosse e vários outros incômodos. Não era nem para eu ter pedalado hoje, mas a paixão pelo Moutain Bike e pela natureza falou mais alto então, logo cedinho tomei o meu remédio me equipei e encarei este pedal, mas o banho ficou para um outro. 

Fotos da Volta./Propriedade do Sr. Pedro.


Esta casa na foto abaixo é a Bodega da Maria,   o único ponto de apoio para os ciclistas, motociclistas e demais aventureiros que por aqui compareçam. A Maria faz uma comida ótima e bem higiênica e os preços aqui praticados são preços populares. Eu recomendo a todos. O único problema é que nem sempre a Maria se encontra por aqui, como hoje por exemplo.

Descendo a Ladeira do Poço.


Este estabelecimento que aparece nas primeiras fotos abaixo é a Venda de Chico de Santa. Aqui você vai encontrar bom atendimento, preços camaradas e uma boa variedade de tira gosto. Esta venda fica no Sítio Bitury, bem próxima do Balneário do Bitury (Bica do Bitury). Paramos aqui para um lanche rápido e retomamos o pedal.


Paisagens do Sítio Bitury e entorno.


Este prédio que hoje encontra-se em ruínas pertence ao DENOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Provavelmente este prédio abrigava algum escritório deste órgão e  que tenha sido construído na década de 70, quando da construção da Barragem do Bitury. Na minha opinião algum representante do Poder Publico Municipal deveria de alguma maneira entrar em contato com alguém do DENOCS para ver a possibilidade deste prédio ser repassado ao município para ser utilizado como um centro de artesanato ou algo desta natureza, já que não está tendo nenhuma serventia para este citado órgão e nem para a população local.  Senhores vereadores, fica ai a minha dica, façam bom uso dela.


Vista parcial da Barragem do Bitury sobre neblina.




Por motivo de descuido da minha parte, não registrei  a saída e nem o encerramento deste pedal. Quero dedicar esta trilha ao meu companheiro de pedal de longa jornada o Amaro Neto que hoje não pode se fazer presente e ao casal Elizângela e Arruda que tenho certeza que lhes fosse possível se fariam presentes.

ATENÇÃO APAIXONADOS POR DH
Os ciclistas da Turma do Pedal Belo Jardim estão bem confiantes em bons resultados e nós dos Amigos do Pedal estamos dando a maior força.

FRASE DO DIA
Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer.
Bruce Lee
Por: Geovane Bezerra