sexta-feira, 28 de junho de 2013

PEDAL NOTURNO/PASSEIO - TRAJETO ALTERNATIVO 27/06/13


Ontem sob uma tema temperatura baixa e com a companhia de uma leve garoa foi realizado mais um pedal noturno dos Amigos do Pedal, desta feita contando com oito ciclistas, sendo que a equipe feminina foi quem dominou o pedal, sendo muito bem representada pelas ciclistas Elaine, Tatiana, Vanda, Elizângela e a Natália que se juntou ao grupo recentemente mas que demonstra muita vontade e disposição de pedalar.




FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
O ponto de encontro, a concentração e a saída se deram da frente da loja RMS Total Moda Esportiva do nosso amigo Amaro Neto, precisamente as 19h40m como foi previamente combinado.



FATOS E FOTOS DO PERCURSO
Como já é do conhecimento da maioria o trajeto destes pedais das quintas, assim como os das terças "quando ocorrem" são diferenciados e os percursos também não tem uma quilometragem padrão, desta forma a cada pedal realizado sempre há algo de novo a ser registrado.

FOTOS NO BAIRRO MARIA CRISTINA
Estas fotos foram tiradas em frente ao bar do amigo Giovane onde você pode comparecer com a sua família sem nenhum receio, pois além de limpo o ambiente é bem familiar.




FOTO EM FRENTE AO IFPE CAMPUS BELO JARDIM/SÃO PEDRO
O agora Instituto Federal, até pouco tempo era de nominado EAFBJ - Escola Agrotécnica de Belo Jardim e lá atrás se chamava Colégio Agrícola de Belo Jardim.
 
FOTOS NA AVENIDA SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA/SÃO PEDRO
Seguimos por esta avenida passando pela delegacia de polícia, mais adiante pela Praça de Eventos e outras ruas, praças e avenidas até chegarmos ao bairro do santo Antônio.


 FOTOS EM FRENTE AO COLÉGIO JOSÉ VIEIRA/SANTO ANTÔNIO
Onde hoje funciona o colégio até alguns anos atrás funcionava o matadouro municipal o que trazia muito transtornos a população que residia nos arredores. Hoje o matadouro encontra-se localizado fora da zona urbana.


FOTO NA AVENIDA SANTO ANTÔNIO
Esta é a principal avenida do bairro. 

FOTOS NO CALENDÁRIO
Este calendário é localizado ao lado da Praça dos Eucaliptos e é rodeado de belos jardins mas que infelizmente não apareceram nas fotos. A partir deste ponto os participantes se dispersaram seguindo cada um  para suas casas, desta forma o passeio terminou oficialmente aqui neste ponto.



CONSIDERAÇÕES FINAIS
O pedal transcorreu num clima de amizade, respeito e descontração. Durante todo o percurso não houve nenhum incidente. Para encerrar segue aqui um agradecimento especial ao casal Elizângela e seu esposo Arruda que não pode se fazer presente, pela doação de uma máquina digital semi nova para minha pessoa, a qual destinarei ao registro das atividades do nosso grupo. Aos dois o meu muito obrigado por este presente, em nome de todos os demais membros dos amigos do pedal. Curta o nosso grupo lá no face, nele você encontrará um álbum com todas as fotos deste pedal.

VENHA PEDALAR CONOSCO
Não importa a sua idade, sexo ou experiência. Temos pedais indicados para todos. Você é o nosso convidado. Traga mais um com você.
Ponto de encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00m - Saída: 19h20m.

Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 06h00m - Saída: 06h20m.

FIQUE POR DENTRO



Heliodora - MG 
30/06/13

FRASE DO DIA
Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito.
Chico Xavier
Por: Geovane Bezerra 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

PEDAL NOTURNO/PASSEIO - TRAJETO TRADICIONAL 26/06/13

Ontem foi realizado com sucesso mais um gostoso passeio noturno pelas ruas e avenidas da nossa querida Belo Jardim, desta feita contando com a participação de 20 ciclistas e o time feminino sendo muito bem representado pelas ciclistas Vanda, Elaine, Tatiana, Elizangela e Natália. O ponto de encontro assim como a concentração e a saída se deu na Travessa Siqueira campo, na frente da D.R. Bike, como já é de costume. O registro deste pedal foi realizado através de fotos tiradas com celulares e por isso a visibilidade de algumas fotos não está boa. Por terem sido tiradas de mais de um celular as mesmas não estão postadas seguindo a ordem do trajeto. 


















 NOTA
As fotos aqui postadas são de colaboração do ciclista Allyson e da ciclista Elizangela. Ainda faltas as fotos tiradas pelo ciclista Guilherme; assim que ele me repassar estas eu as adicionarei a esta postagem. O pedal transcorreu na normalidade mais vale aqui um alerta e um apelo aos ciclistas que não fazem parte do nosso grupo mas que se juntam a nós no decorrer do passeio. 
Infelizmente alguns dos ciclistas que se juntam ao nosso grupo ainda não tem a consciência de que é preciso pedalar em conformidade com a legislação de trânsito e respeitando os pedres, além de evitar algazarra e alguns acabam por promovendo algum tipo de algazarra ou pedalando de forma irresponsável, fato que não apoiamos e por isso mesmo queremos deixar aqui o nosso repúdio a quem age desta forma e dizer que em voltando a ocorrer fatos desta natureza em outras oportunidades, quem assim estiver agindo será convidado a deixar o pedal. Incentivamos e apoiamos o ciclismo dentro do nosso município e desta maneira aceitamos que qualquer pessoa venha a pedalar conosco, mas todos tem de se adequar as regras do grupo independente de sexo ou idade.

HOJE TEM PEDAL NOTURNO
PASSEIO
Hoje mais uma vez teremos passeio noturno pelas ruas e avenidas da nossa cidade e você é nosso convidado. Ponto de encontro: RMS Total Moda Esportiva - Concentração: 19h30m - Saída: 19h40m - Percurso de aproximadamente 15 Km com trajeto alternativo. Ideal para iniciantes.
Atentar para o uso do capacete e da sinalização noturna das bikes.

FRASE DO DIA
Saber não é o bastante, é preciso aplicar. Querer não é o bastante, é preciso fazer.
Bruce Lee

Por: Geovane Bezerra 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PEDALANDO PARA O TRABALHO

 Fotos da Internet
Você já parou pra pensar nos benefícios de ir de bicicleta para o trabalho? Se você mora muito longe do seu emprego, é preferível ir de ônibus ou de carro, mas se seu local de trabalho é próximo da sua casa, por que não ir de bicicleta, sentindo o vento bater no rosto e respirando o ar puro da natureza?
Além de economizar tempo e dinheiro, andar de bicicleta faz a gente ganhar em qualidade de vida e em saúde, pois pedalar é gostoso e também é uma excelente atividade física. Isso sem contar que, com essa prática, você tem a oportunidade de evitar o estresse do trânsito e de apreciar a paisagem que quase nunca para pra ver.
Veja algumas vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte:
Mais economia: andar de bicicleta não custa nada, você economiza dinheiro com a gasolina, seguro e transporte público.
Mais saúde: melhora o condicionamento físico e aumenta o convívio social e o bem-estar.
Mais benefícios para o meio ambiente: menos poluição ambiental e sonora, mais espaços verdes.
Mais rapidez: em trajetos curtos, até 10 km, a bicicleta é mais rápida que o carro, principalmente em horários de pico.
Menos estresse: menos tempo perdido com grandes engarrafamentos, estacionamentos cheios e transportes coletivos.
É importante lembrar que é preciso muito cuidado para andar de bicicleta no meio dos carros. Além de usar os equipamentos de segurança (capacete, joelheira, luvas, campainha, entre outros) é preciso ter 100% de atenção ao que se passa em seu redor.
Dicas para pedalar no trânsito:
- Evite vias em que os carros andem em altas velocidades e que o volume de tráfego seja muito alto.
- Procure sempre desenvolver uma velocidade compatível com a dos automóveis.
- Respeite sempre as regras de trânsito e os pedestres.
- Nunca pedale na contramão.
- Busque pedalar por vias que você conhece, desta forma você evita surpresas.
- Planeje seu trajeto e suas atitudes com antecedência e evite mudanças bruscas de direção.
- Pare na frente dos veículos nos sinais de trânsito, assim todos os motoristas irão te ver.
- Pedale sempre sem linha reta e evite ziguezaguear.
- Mantenha uma distância razoável do meio fio para evitar os bueiros, buracos e bocas de lobo.
- Cuidado para não ficar escondido nos pontos cegos dos veículos.
- Atenção às portas dos veículos estacionados. É bom sempre manter uma pequena distância dos veículos para não ser surpreendido.
- Sempre que possível pedale em grupo, pois além de ser mais seguro é bem mais divertido. Combine com os colegas para ir junto ao trabalho.
  
Dados: Projeto Bicicleta Livre – Universidade de Brasília


OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Benefícios para a Empresa:
  • Redução de custos com menos congestionamentos nas horas de pico e demandas por vagas para estacionamento;
  • Maiores opções de transporte para os funcionários, facilitando acesso para possíveis trabalhadores;
  • Melhoria na imagem ecológica da empresa;
  • Uma força de trabalho em forma física e mais saudável;
  • Um benefício de baixo custo que os empregados vão valorizar;
Benefícios para as Pessoas:
  • Exercício físico adequado para sua rotina diária;
  • Melhor saúde e forma física com o uso regular da bicicleta;
  • Corpo e mente saudáveis: exercício físico reduz o stress;
  • Sem congestionamentos, chega-se mais rápido ao destino;
  • Redução dos gastos com transporte;
Pedalar é prazer!

Fonte: www.nationalcyclingstrategy.org.uk 

 
FRASE DO DIA 
"Não precisamos saber nem como nem onde, mas existe uma pergunta que todos nós devemos fazer sempre que começamos qualquer coisa: Para que tenho que fazer isto?"
Paulo Coelho
  
Por: Geovane Bezerra






segunda-feira, 17 de junho de 2013

TRILHA BELO JARDIM/SÃO BENTO DO UNA - 16/06/13

O ponto de encontro, assim como a concentração e a saída desta trilha foi da D.R. Bike como de costume. A princípio o roteiro e o destino desta trilha seria determinado por um ciclista amigo do Amaro que iria nos guiar, mas como até o sábado a noite o mesmo não confirmou se realmente iria comparecer, deixamos em aberto o destino, aceitando sugestões. Inicialmente iríamos experimentar um roteiro e um destino novo o qual eu Geovane sugeri, mas no decorrer do pedal em comum acordo optamos por seguir rumo ao município de São Bento do Una. Esta trilha teve um percurso total de 56Km.

FATOS E FOTOS DA CONCENTRAÇÃO
O ponto de encontro, a concentração e a saída se deu da frente da D.R.Bike como de costume e contou com a participação dos seguintes ciclistas: Juracy, Ivan. Amaro e eu Geovane.


FOTOS DO PERCURSO EM TERRAS DE BELO JARDIM
Logo após deixarmos a zona urbana atravessamos a Rodovia BR232 e seguimos pelo estradão ao lado da fábrica de ração localizada no Sítio Batinga de baixo, as margens da Rodovia PE 180.

 Com a volta das chuvas o verde volta a dominar.


O gado volta a ter pastagem de boa qualidade, mas ainda é sedo para se comemorar pois estamos passando pelo período denominado de "Seca Verde" onde as chuvas são ótimas para a lavoura, mas não são suficientes

FATOS E FOTOS NO DISTRITO DE ÁGUA FRIA
Fizemos a nossa primeira parada em Água Fria, somente o tempo de pousarmos para estas fotos e depois retomamos o pedal.
 Acesso principal ao distrito.



FATOS E FOTOS NA VILA DE SANTA LUZIA
Em Santa Luzia paramos mais uma vez para tirar fotos e nos informar a respeito de qual direção iríamos tomar, porque daqui por diante nenhum de nós conhecia o trajeto.


EXPLORANDO NOVOS TRAJETOS
Fotos ainda em terras de Belo Jardim.

 
 Ao fundo temos uma visão panorâmica do Memorial de Frei Damião localizado na Vila de Santa Luzia. É ou não é uma bela visão?

FATOS E FOTOS EM TERRAS DE SÃO BENTO DO UNA
A esta altura já em terras pertencentes ao município de São Bento do Una fizemos uma parada um pouco mais demorada para recuperarmos as energias e depois retornar a trilha.



Em destaque o Del Clube Piscina e Camping situado as margens da Rodovia PE 180 em São Bento do Una. O clube dispõe de 10 piscinas e é uma ótima opção de lazer para toda a região.

FATOS E FOTOS PELA RODOVIA PE 180
Este trecho do percurso foi feito transitando pela Rodovia PE 180. Apesar de ser um trecho relativamente curto exige muita atenção por parte dos ciclistas pois, o acostamento é estreito e algumas vezes bastante irregular, além do mato alto que em alguns locais toma todo o acostamento, chegando a invadir a pista e encobrindo os ciclistas. è um trecho muito perigoso onde todo o cuidado é pouco.




Ao fundo a cidade de São Bento do Una.
 

CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Como chegamos a São Bento ainda cedo resolvemos fazer um breve tour pela cidade antes de pararmos para descansar e lanchar.



 Prefeitura de São Bento do Una - PE.

 Praça em Frente a prefeitura. Limpa e bem conservada.

HORA DO LANCHE
Como ninguém é de ferro paramos neste pequeno restaurante onde fomos muito bem atendidos e desfrutamos de uma comida gostosa e de um precinho camarada. O mesmo não tem identificação, mas está localizado ao lado de uma drogaria e bem próximo a estação rodoviária, não tem como errar. Nós recomendamos.




 E a de Belo Jardim???????????

FATOS E FOTOS DA VOLTA
Iniciamos a volta pela Rodovia PE180 e mais adiante, já em terras de Belo Jardim seguimos pelo Sítio Batinga de Baixo em direção a Rodovia BR 232/Alto Limpo e finalmente a zona urbana, encerrando a trilha no mesmo lugar onde ela teve início. Infelizmente por motivo de dispersão dos participantes não foi possível registrar os momentos finais deste belo pedal.
 Rodovia PE180/São Bento do Una.


 Sítio Batinga de Baixo/Belo Jardim.
Para curtir a apreciar o nosso grupo lá no face clique aqui.

APOIO
Em breve em novo nome e novo endereço: Total Moda Esportiva - Rua Etelvina Cordeiro Mergulhão nº 201, bairro Edson Mororó  Moura (antigo bairro Tancredo Neves). Com a mesma atenção e carisma do nosso amigo Amaro Neto e da sua esposa Vanda.

VENHA PEDALAR CONOSCO
Ponto de Encontro: D.R.Bike - Concentração: 19h00m - Saída: 19h30m - Percurso Tradicional: 22Km. Não é recomendável para iniciantes, mas aceitamos a participação de todos.

FIQUE POR DENTRO
Copa Internacional de Mountain Bike
Heliodora - MG
30/06/13 

 Caruaru - PE 
30/06/13

FRASE DO DIA
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier
Por: Geovane Bezerra