domingo, 30 de dezembro de 2012

TRILHA DA BOA SORTE - 29/12/12


NOTA Este é um novo blog. Para acessar o blog antigo com todos os seus conteúdos basta clicar no rodapé da página onde está a identificação do blog e escolher a primeira opção de nome que surgir.

Ontem foi realizada a última trilha dos Amigos do Pedal do ano de 2012, desta feita com destino as cachoeiras situadas no Sítio Boa Sorte. Esta trilha foi dedicada a memória do  ciclista paraolímpico xxx falecido na última quinta-feira dia 27 em São Paulo.
A concentração e a saída se deram na Av. Cel. Geminiano Maciel no bairro da Boa Vista, próximo do antigo  Hospital Fernando Dias de Abreu. A equipe foi formada pelos seguintes ciclistas: Leonardo, Júnior e eu Geovane. 

NOSSAS BIKES
 Bike do Leonardo

 Bike de Geovane

Bike Usada Por Júnior

FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
A concentração se deu a partir das 06h00m da manhã, em frente a casa do ciclista Leonardo. Antes de iniciarmos a trilha fizemos alguns exercícios de alongamento como forma de aquecimento e de preparação, mas não registrei com fotos.


FOTOS NO PERÍMETRO URNBANO
Fotos tiradas nas proximidades da Vila da Barragem.

INICIANDO O PERCURSO PELA ZONA RURAL
Fotos no paredão da Barragem do Bitury. (Barragem Engenheiro Severino Guerra).



FOTOS NO SÍTIO MUQUÉM
Margem direita da barragem, onde está localizado o sangradouro.
 Ao fundo a Ilha da Banana na Barragem do Bitury.

Ao fundo a Barragem do Bitury.

Belo muro de pedra. Uma construção muito bem feita. O muro foi construído pelo Sr. José Rodrigues que é um morador local com pedras tiradas de sua propriedade.


 Ao fundo a Barragem do Bitury.

 Ao fundo a Barragem do Bitury.

FOTOS NA DIVISA DOS SÍTIOS 
MUQUÉM - JACINTA - MARIOLA


FOTOS NO SÍTIO MARIOLA
Existe logo o início da localidade uma pequena igreja evangélica onde os fiéis podem exercer a sua fé. A igreja existe já há um bom tempo e hoje está sendo ampliada.

 Ao fundo a Barragem do Bitury.

Quando já nos encontrávamos por trás da barragem, ainda em terras do Sítio Mariola, nos deparamos com esta bela chácara a qual deduzimos que pertença a Igreja Católica ou a alguma pessoa ligada a mesma. É realmente uma bela chácara.




 Ao fundo a Barragem do Bitury.


Neste ponto nos deparamos com uma bela plantação de goiaba, da qual nos servimos de algumas. Na propriedade também existiam vários pés de manga, todos carregados de frutas. Como a propriedade é munida de sistema de irrigação o verde predomina no lugar. Eu, Geovane ainda encontrei um belo caju maduro.  Que fique registrado que fomos autorizados a colher as frutas.








Agora nos deparamos com uma boa parte de solo queimado, provavelmente devido a alguma infestação de cupins, já que no local existiam vários cupinzeiros como este que o Leonardo está mostrando.

 FOTOS NO SÍTIO ARAÇÁ
Paramos por alguns instantes na casa da Dona Toinha da Verdura, ela que é uma velha conhecida da minha mãe. Pessoa alegre e simpática que sempre nos recepciona com alegria quando por lá passamos. Ela não quis pousar para fotos.

Seguindo rumo ao Sítio Cacheado.

FOTOS NO SÍTIO CACHEADO


                                                             Ao fundo a divisa dos Sítios: Cacheado, Bitury e Taboquinha de Baixo.

FOTOS NO SÍTIO BITURY
Integração de Leonardo com moradores da localidade. O Leonardo ficou fascinado pelos belos cabelos pretos desta garotinha de vestido rosa listrado. O senhor na terceira foto é um conhecido seu, mas infelizmente não anotei os nomes das meninas e nem do mesmo. Peço desculpas a todos por esta falha.

 Esta bela árvore ao fundo é um Pé de Ingá Bravo.

Estas fotos foram tiradas em frente a propriedade da Dra. Elisabete. É uma belíssima propriedade com muito verde, uma bela casa e com corredeiras atravessando a mesma. realmente um lugar lindo e conservado.

 FOTOS NO SÍTIO BOA SORTE
Até chegarmos ao nosso destino final que são as cachoeiras situadas nas propriedades do tio e do pai do nosso amigo Josinaldo, conhecido popularmente por Gugu, temos uma que enfrentar uma ladeira bastante íngreme um tanto longa, mas a paisagem ao redor compensa o esforco. A partir da quinta foto,nos encontrávamos na propriedade do "Tio Nocha" que é como o tio do Gugu é conhecido. É lá onde estão localizadas duas das três quedas d'água. A última e mais alta fica na propriedade do pai do Gugu, um pouco mais acima.







 FOTOS NAS CACHOEIRAS
Infelizmente devido a escassez de chuvas só estas belas rochas nos recepcionaram,  água que é bom apenas um filete que escorria num canto, mas foi o suficiente para nos refrescarmos e recarregarmos as energias. mesmo sem água a beleza da vegetação e das rochas já valeu todo o esforço de ter chegado até aqui. A água, mesmo pouca, é pura e dá até para beber.





 Devido a sua formação que lembra o focinho de uma baleia eu a batizei de PEDRA DA BALEIA.

E ai, parece ou não parece com uma baleia.















 Alguém sabe que planta é está?

PERIGO
Não foram só árvores, flores, pedras e água que encontramos nesta aventura. Ao longo de toda a extensão da cachoeira nos deparamos com aranhas venenosas como vocês poderão conferir logo abaixo. Fica aqui o alerta a quem for até lá. sempre olhe onde for encostar ou passar para não ter surpresas desagradáveis. lembrando que apesar de não termos encontrado nenhuma, existem cobras nas matas próximas e vez por outra elas são vistas aqui nas cachoeiras e arredores. Lembrando que onde existem pedras e rochas também existem caranguejeiras e lacraias.


 FLAGRANTE DE DESRESPEITO AO MEIO AMBIENTE
Mesmo sendo um lugar com poucos habitantes e que recebe poucos turistas a presença de lixo jogado a céu aberto demonstra que é necessário a colocação de placas proibindo está prática, porque como todos sabem tanto o plástico como a borracha e até mesmo as latinhas, levam um longo tempo para se completamente destruídas pela natureza. Então fica aqui o nosso apelo aos visitantes e moradores dos arredores. Preservem este lindo lugar para que no futuro seus netos e bisnetos e os filhos deste possam desfrutar ainda dele.
 


INICIANDO A VOLTA
Nas fotos vocês poderão conferir um pouco da dificuldade que encontramos para chegar até as cachoeiras, mas valeu cada segundo.




CASEBRE EM RUÍNAS
Ainda na propriedade do Tio Nocha existe este casebre que foi utilizado durante muitos anos como moradia por seus familiares, mas que hoje encontra-se parcialmente destruído. A paisagem ao redor é tudo de bom.



INICIANDO A DESCIDA
Subir foi difícil mas descer é muito gostoso, porém o ciclista Júnior não pode desfrutar completamente desta e de outras descidas. Isto porque a bike que ele estava utilizando pertence ao meu filho Davison e está bem maltratada. Além dos aros bastante empenados a mesma encontra-se com quase zero aderência no freio traseiro e também o guidão estava se deslocando para frente e para trás o que poderia provocar um belo tombo, que felizmente não ocorreu, além destes problemas a bike ainda estava com o sistema de marcha quebrado, ou seja, ele fez todo o percurso com uma única marcha. Fica aqui em meu nome e em nome do Leonardo os nossos parabéns ao Júnior por sua perseverança, já que está é a sua segunda trilha. Espero que numa próxima ele já esteja montado na sua bike.



Seguindo a esquerda chega-se ao Sítio Boa Sorte e a direita chega-se ao Balneário do Bitury conhecido como a Bica do Bitury. Um Lindo lugar mas que necessita urgentemente de uma atenção por parte do Poder Público quanto a sua manutenção e conservação, inclusive providenciando o quanto antes possível outra placa de identificação, já que a antiga se desmanchou ao longo dos anos.
FOTOS NO SÍTIO BITURY

FOTOS NO SÍTIO JUREMA


FOTOS NO SÍTIO ÁGUA BRANCA


 FOTOS NA VILA DE TABOQUINHA
Chegando a Taboquinha fomos até a casa de Tia Teca que é a tia do Leonardo. Tomamos água geladinha, jogamos um pouco de conversa fora e depois seguimos o osso rumo.

Como ninguém é de ferro, paramos na mercearia do Marcos que também é bar e lá tomamos o tradicional refresco de coco acompanhado de bolo de lata. Quem nos atendeu foi o seu pai; homem simples e bem atencioso. O refresco é muito gostoso.


RETOMANDO O PEDAL
Após devidamente abastecidos, retomamos a nossa trilha. A esta altura o Júnior estava bastante cansado, mas isto é normal pelo fato de ser iniciante.
 Ao fundo a Barragem do Bitury.

 Ao fundo a Barragem do Bitury.


Ponto onde a água ainda está chegando na barragem.

Devido ao meu celular ter descarregado não foi possível registrar o final e a chegada desta bela trilha. Foi uma ótima trilha onde tivemos a oportunidade de desfrutar de balas paisagens e de dispor de tempo para curtir cada uma delas. Esta foi uma trilha 100% Amigos do Pedal. Quero registrar que senti muito a falta do ciclista Amaro Neto da Turma do Pedal, ele que assim como eu e o Leonardo gosta de apreciar a natureza, mas que infelizmente por motivo de trabalho não pode participar. Quero também cobrar mais responsabilidade por parte do ciclista Ricardo que mais uma vez me deixou na mão, confirmando presença e não comparecendo.
RESUMO DA TRILHA
Equipe formada por três ciclistas. Percurso: IDA - Zona Urbana, Barragem Velha, Vila da Barragem, Barragem do Bitury, Sítio Muquém, Sítio Mariola, Sitio Araçá, Sítio Cacheado, Sítio Bitury, Sítio Boa Sorte, Cachoeiras. VOLTA - Sítio Bitury, Sítio Taboquinha de Baixo, Sítio Jurema, Sítio Água Branca, Vila de Taboquinha, Sítio Barragem Nova, Barragem do Bitury, Barragem Velha, Zona Urbana. Distância Percorrida = 57,70Km. Nenhum incidente durante o percurso.
Fatos - Fotos e Postagem: Geovane Bezerra.